MATRIMÓNIO
Tu és Pedro e sobre esta pedra
edificarei a minha igreja
“O pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida, foi elevado por Cristo Nosso Senhor à dignidade de Sacramento” CIC, 1601.
Para além de tratarem do processo canónico e de pedirem o certificado civil, os noivos terão ainda um encontro de preparação de âmbito doutrinal e litúrgico, em ordem à celebração do Matrimónio.
Recomenda-se que os noivos se inscrevam atempadamente e participem num dos Cursos de Preparação Matrimonial, a marcar atempadamente de forma a ser realizado antes do Matrimónio.
Caso seja da nossa Paróquia, deve contactar o cartório paroquial. As marcações podem ser feitas até 6 meses antes do Matrimónio e precisam de ser confirmadas até 3 meses antes da data. Caso a confirmação não seja feita, a marcação fica anulada.
O processo para o Matrimónio deverá decorrer com cerca de 6 meses de antecedência. Quando o processo decorre na nossa Paróquia, deve iniciar-se no cartório paroquial, pelo menos três meses antes da data pretendida.
Se o processo decorrer na nossa paróquia, o certificado civil para casamento católico, deve ser pedido pelos noivos numa conservatória de registo civil. O certificado civil tem apenas três meses de validade.
Entregar, entre 1 a 3 meses antes da data do Matrimónio, na Igreja onde se celebra o Matrimónio:
- Certificado matrimonial
- Certificado Civil para Casamento Católico
- Certificado de participação
Se o processo decorrer na nossa Paróquia ou se o Matrimónio é celebrado na nossa Paróquia, os noivos devem preencher e enviar o formulário para pebelmiro@gmail.com ou entregá-lo no cartório da paróquia, e entregar também:
- Cópia dos Cartões de Cidadão dos noivos e de duas testemunhas
- Certidão de Batismo e de estado livre dos noivos